... a nossa "viagem" ...

Para este painel desenhámos quem gostaríamos que nos acompanhasse nesta "viagem" ... é uma "viagem imaginária" em que levamos connosco fadas, príncipes e princesas, meninos e meninas, monstros e dragões, guerreiros e piratas, árvores, mas também os nossos amigos e amigas e familiares. Fomos inspirados pela "Viagem de Vasco da Gama", o navegador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia - o tema da nossa turma, no âmbito do projeto curricular da escola, a "História de Portugal".


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Uma visita ... "Onde vivemos?"

Hoje a Alexandra, do Arquivo Municipal de Lisboa, veio ajudar-nos a perceber como funciona um arquivo - o arquivo da cidade em que vivemos. Ela apresentou-nos quatro amigos: a Clique, a Memória, o Kivo e o Doc.. Cada um deles encarrega-se de um tipo de documentos.




- a Clique - está encarregue do arquivo fotográfico, ou seja, de guardar as fotografias;

- a Memória - guarda os desenhos dos candeeiros, dos quiosques, de todos os equipamentos que há nas ruas da cidade de Lisboa;

- o Quivo - guarda os documentos ou cartas escritos, ou mandados escrever, pelos reis, que eram feitos em pergaminho e escritos com penas e tinta;

- o Doc - encarrega-se de guardar as plantas de prédios, escolas, ... da cidade; tem um armário com umas gavetas muito grandes e pouco altas para as plantas.



Depois fizemos um jogo para ver se tínhamos percebido bem :






Ainda houve tempo de participar num "processo de magia": com um lápis de cor, passámos por cima do tracejado, que fazia o desenho de cada um dos nossos novos amigos do Arquivo de Lisboa:




No final, a Alexandra chamou a "magia", enquanto fechámos os olhos, ...


... e o que era um desenho, transformou-se em dois desenhos:






Ela ainda nos ofereceu uma fotografia do IST, de 1934, estava ainda em construção: ver aqui.

Muito obrigado, Alexandra, gostámos muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua visita e o seu comentário são muito importantes para aprendermos mais e melhor. Muito obrigada.